Clarice Matou os Peixes

Descrição

Este projeto se trata do registro audiovisual do espetáculo CLARICE MATOU OS PEIXES, dirigido por Letícia Guimarães. É de classificação livre, com 53 min de duração, e tem como público-alvo a criança de todas as idades.

Céu Vermelho Produções Artísticas LTDA é responsável pela criação estética do espetáculo como CENOGRAFIA e iluminação, além do trabalho de ator/criador e edição de vídeo.
Inspirada na obra de uma das maiores escritoras da literatura nacional (Clarice Lispector), a Cia. do Abração, grupo teatral parceiro e aqui representado pela Céu Vermelho Produções Artísticas, coloca em cena o espetáculo para crianças de todas as idades CLARICE MATOU OS PEIXES (do original A MULHER QUE MATOU OS PEIXES).
Este espetáculo, na sua estreia, foi vencedor do Prêmio Governador do Estado do Paraná – 2011 na categoria de: Melhor Espetáculo.

A escolha fundamental deste conteúdo, além de ter sido um espetáculo premiado no Paraná, o qual demanda sua remontagem, em 2020, ano em que se comemora o centenário do nascimento de Clarice Lispector. A escritora nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia. 
Por estar prevendo sua circulação em 2020/2021, para comemorar o aniversário de 100 anos da escritora, o grupo investiu em nova montagem nos meses de fevereiro e março de 2020, antes da decretação do isolamento social em 20 de março de 2020. Pretendia-se dar continuidade a este espetáculo com sua difusão em 2021, pois embora seu histórico seja de muita importância, teve sua difusão interrompida em 2013/2014.

No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos "clowns", relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação. A peça ‘‘Clarice Matou os Peixes’’ levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: a perda e a morte. 

Como explicar à criança a efemeridade da vida? Como lidar com a ausência? Realizar este trabalho liberta a vontade de querer falar sobre algumas situações difíceis que fazem parte da arte de viver. Falar da perda de afetos, falar da morte e ao mesmo tempo falar da vida e seus afetos. Mas falar de tudo isto com muito amor. Amor de quem vive e ama a vida. Falar com poesia, em forma de gestos, sons, palavras, música e cores.

O desafio de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade aliadas ao universo infantil proporciona ao público um espetáculo poético e único.
Desta forma, a Céu Vermelho - avoca, para si, o empreendimento de viabilizar a difusão da produção artística de sua parceira Cia. do Abração. Assim, com esta proposta, queremos abrir espaço e meios para compartilhar experiências e conhecimentos com arte educadores, produtores, criadores artísticos e plateias, e também difundir e circular o pensamento artístico-cultural gerado.

Autor

Céu Vermelho Produções Artísticas

  • Clarice Matou os Peixes