Cegueira Seletiva

Descrição

"Cegueira Seletiva" é um videodança construído a partir das sensações que os hábitos urbanos nos remetem, da não paragem, do não descanso que eles nos causam. Uma videodança é uma linguagem híbrida nascida num ambiente onde a imagem se torna fenômeno e cada vez mais estudada em diversas áreas do conhecimento, linguagem essa que trata da união entre a linguagem da dança e do cinema, com um resultado estético diferenciado, onde não se pode reconhecer se tal produto estético é cinema ou dança, por isso chama-se de "videodança", com os nomes unidos, como parte de uma só linguagem.

Para esse trabalho, as intérpretes-criadoras e pesquisadoras do movimento Letícia Lira e Stephanie Fernandes se juntaram ao pesquisador audiovisual Renan Turci e juntos buscaram modos de captar um corpo afetado pelo excesso de informações que o rodeia, dando um foco especial aos conceitos: a anestesia (saber o que acontece e escolher não sentir) e a alienação (não querer saber o que acontece ao seu redor). A trilha sonora, composta por Ariel Rodrigues, auxilia na transmição desses conceitos, deixando a videodança com um aspecto de filme de terror, demonstrando as sensações conturbadas de uma pessoa, uma pessoa que aparentemente está bem. 

Esses artistas se conheceram em uma disciplina do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR – Campus Curitiba II – FAP. Lá eles desenvolveram esse projeto que era para ser apenas um trabalho avaliativo, mas que acabou ganhando um caráter tão profundo que foi decidido investir um pouco mais nele.
Abordando temas pertinentes a realidade atual, "Cegueira Seletiva" busca fazer uma crítica ao estilo de vida presente nas sociedades capitalistas, buscando demonstrar a insalubridade de forma fantasiosa e evidenciando a necessidade de um respiro.

Autor

Stephanie Fernandes de Carvalho

  • cegueira_seletiva.jpg