Camila, agora
Descrição
"Camila, agora" é um premiado curta-metragem ficcional do gênero drama/experimental.Foi vencedor do prestigiado Festival do Filme Livre de 2014, e acumulou prêmios e seleções em outros importantes festivais Brasil afora. É uma obra de um experimental apuro estético que retrata a relação de uma solitária garota com a imagem dela própria no computador, e como essa imagem pauta os drásticos acontecimentos que lhe sucedem. "Camila, agora" é um filme sobre a imagem digital na qual projetamos, hoje, não só uma ideia de perpetuação, mas nossa própria identidade. Somos a partir do que vemos, e nos formamos a partir do que decidimos mostrar. A protagonista Camila, no filme que ela conscientemente produz em tempo real numa tela de computador, empreende uma literal e metafórica transição de estados, uma transmutação ontológica. No computador, passa do reflexo na tela à filmagem. Na realidade, passa da vida à morte. A narrativa do filme é habilmente construída dentro de um único plano que brinca com nossa percepção. Porém, a obra não apela à plástica como fim em si, mas serve-se dela para contar uma história bastante humana. Um drama de solidão e insegurança desvelado a partir de um tom de realismo fantástico. Portanto, considera-se "Camila, agora" um filme que conversa de maneira pungente com as plataformas digitais de exibição propostas pelo presente edital e com as condições extraordinárias de nossos tempos. O curta compõe o que hoje a crítica classifica como Desktop Movie, ou seja, um filme que se passa dentro, e a partir de uma tela de computador. Tal estética, que é concomitantemente conteúdo e forma, ecoa em tempos de quarentena, circunstância em que nossa imagem digitalizada dá a tônica nas relações sociais, interpessoais, psicológicas e filosóficas que nos perpassam e nos definem. "Camila, agora" é um filme sucinto e potente, que suscita imediato interesse, e que reverbera no espectador. O filme foi produzido no âmbito do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná, e na época, por falta de recursos e estrutura, não foi inscrito em tantos festivais e mostras quanto deveria (a parceria da empresa produtora associada só entrou em um segundo momento). Porém, nos festivais em que foi de fato inscrito, era frequentemente selecionado, e quando selecionado, frequentemente estudado e comentado. Ou seja, a obra nunca chegou a concretizar completamente seu potencial, o que a faz, ainda mais, criteriosa e justa seleção ao presente edital.
Data
2013



