CORPO ANCESTRAL – Solo de dança de Silvia Wya Poty
Descrição
Este é um teaser da performance CORPO ANCESTRAL, de Silvia Wya Poty. Neste vídeo, junto aos registros de algumas cenas da performance, estão também inseridas algumas composições digitais (efeitos especiais de edição) que somam no entendimento do dinamismo do trabalho ao vivo.
Esta performance foi desenvolvida graças à Lei de Incentivo à Cultura da Fundação de Curitiba e à empresa Celepar, no ano de 2013, e suas apresentações foram realizadas no teatro Cleon Jacques do Centro de Criatividade de Curitiba. Esta é a primeira vez em que seu conteúdo digital é utilizado para um edital.
A concepção artística deste trabalho tem como base a relação entre dança e xamanismo, adentrando conexões com a memória arcaica que trazemos em nossas células. A gestualidade que se desenvolve ao longo da apresentação é instigada pela pesquisa dos arquétipos primevos que compõem nossa psique.
Para desenvolver esta performance, a dançarina Silvia Wya Poty estudou a compreensão da psique por Carl Jung, participou de uma série de cerimônias xamânicas (que incluem o exercício da Jecupê: dança sagrada indígena), e teve acesso às pinturas rupestres de alguns locais brasileiros, como a Serra da Capivara, no Piauí (uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo) e o incrível canyon Guartelá, no Paraná. Esta experiência sensitiva de absorver novas formas de organizar o corpo (para dançar a Jecupê), assim como de mesclar-se à energia das pinturas milenares dos imensos paredões, gerou uma série de novos significados somáticos na artista, que posteriormente foram desembocados na dança do Corpo Ancestral.
Num mundo atual onde tem sido tão valorizada a superficialidade (ética, estética e comunicativa...), acessar e manifestar estados mais profundos da consciência pode ser, além de um gesto de resistência, também um gesto de inspiração para compreendermos algo: a importância da Arte visceral para a sobrevivência e a evolução humana.
Concepção geral, atuação e direção: Silvia Wya Poty. Os demais créditos estão inseridos no fim do vídeo.
Autor
Silvia Wya Poty