Bimot_danse Caótica

Descrição

"bimot_danse caotica" é um desdobramento de um complexo criativo que criei em 2019, no contexto da sétima edição do programa de residências artísticas 20minutos.mov (curitiba/pr). a primeira ação deste complexo, que chamo de "bimot" (uma hiper-simplificação da escrita behemoth, alegoria mítica de um monstro-caos-primordial destruído pelo ato criacional divino), se construiu como uma ação multimeios, para a qual convidei duas parcerias artísticas (uma envolvida com música e outra com luz) e, juntas, disparamos um ato performativo experimental, a partir de algumas vontades tornadas comuns: produzir um ato de discurso (quase como um "ted talk", com um assunto sobre o qual não detínhamos domínio conceitual e técnico - um inventário de mecânica quântica acerca do caos, como perspectiva da existência) que, de alguma maneira, operasse como uma vingança simbólica do monstro-caos sobre a ilusão da ordem; fazer isso de maneira musicada e coreografada (gerar estruturas rítmicas, melódicas e gestuais para essa "palestra ignorante"); e fazer disso uma festa de som e luz. essa ação foi intitulada "bimot_suite#1". ainda em 2019, o "bimot" foi selecionado para a residência encuentros (curitiba/bogotá), na qual eu daria seguimento a processos criativos solo em ambientes presencial e digital. por conta da pandemia, a residência foi cancelada. fazendo uso da condição de isolamento, decidi imergir na criação digital. "bimot_danse caotica" é uma coletânea de poemas visuais criados a partir dos panfletos poéticos anárquicos de hakim bey, no livro "caos: terrorismo poético & outros crimes exemplares". a vingança do caos que havia misturado pregação, ciência, drama, música e festa na suite#1, se converteu em uma panfletagem de pequenos gestos poético-terroristas audiovisuais em danse caotica: colagem, sampleamento, paisagem sonora, animação manual e digital, videoclipe, declamação poética musicada e coreografia digital se organizam em 7 capítulos (panfletos) que têm a capacidade de operar individualmente, ao mesmo tempo em que, compilados, produzem um organismo de operação caótica sobre as noções de ordem, controle e disciplina. o "bimot" não se interessa pela oposição ordem x desordem, preferindo compreender caos a partir de seu valor simbólico: um vazio eterno, ilimitado e indiferenciado. nas palavras poéticas de hakim bey, "bloco intacto e primordial, único monstro digno de adoração. inerte & espontâneo". a relevância dessa criação se dá em uma tendência comportamental rigorosamente indisciplinada sobre os estatutos estético, cultural e políticos das artes, refletindo um interesse por condições e modos de relação entre agentes, comunidades, instituições, objetos/assuntos e seus possíveis contextos de ação, que se utilizam de (e inventam) campos de conhecimento e prática desviados dos poderios da norma, da obediência e do condicionamento. desconstrução das instituições psico-autoritárias da arte, da cultura e da educação. indisciplina como projeto estético-pedagógico.

Autor

Bernardo Stumpf Rodrigues.

Data

2019

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