Balé Teatro Guaíra | Hibiscus Mutabilis I

Descrição

O Balé Teatro Guaíra lança hoje o vídeo “Hibiscus Mutabilis”, que discute a saúde mental no contexto da campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio. O trabalho foi idealizado pela bailarina Luana Nery a partir de uma experiência pessoal com o tema e contou também com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que criaram uma trilha especial para o projeto.
 
O nome “Hibiscus Mutabilis” remete à uma flor homônima, conhecida popularmente como “rosa louca”. Luana Nery conta que escolheu esse nome por simbolizar um recomeço, já que a flor passa por uma mutação e muda de cor. Essa transformação é uma sinalização de que a planta tem néctar, substância que serve de alimentos para abelhas e pássaros.   
O projeto é composto por solos de cinco bailarinos. As coreografias foram criadas a partir do relato de experiências relacionadas à saúde mental e leitura de obras literárias, como um poema de Jorge Luis Borges sobre o suicídio. As coreografias expressam sentimentos vividos em crises de depressão, ansiedade e surtos psicóticos. 

As cinco trilhas sonoras criadas por músicos da OSP também refletem os sentimentos vividos por pessoas que passam por crise relacionadas à saúde mental. Notas rápidas e com oscilações representam, por exemplo, a ansiedade. 

No fim do vídeo, Luana faz um breve relato de como superou o momento de crise. Ela acredita que o vídeo pode ajudar pessoas que estejam passando por problemas semelhantes. “É de extrema importância abordar esse tema. A pandemia agravou a situação de muitas pessoas. Hoje o suicídio é uma das principais causas de morte. Considero que a arte também tem uma função social e essa foi a minha contribuição como artista”, finaliza.

  • Hibiscus Mutabilis I - capa