B.R.A.S.I.L. 2022

Descrição

B.R.A.S.I.L. 2022 é uma obra poética plural autoral, que reflete sobre o Bicentenário da Independência do Brasil. Ela está dividida em três partes: Colônias, que apresenta uma visão da condição indígena até a aclamação da Independência do Brasil; Imigração, que apresenta as transformações e revoltas do século XX;  e o incrível B.R.A.S.I.L. 2022, que apresenta uma visão atual sobre o estado de incerteza em que estamos inseridos.

São 36 poemas e uma narrativa aberta que rompe fronteiras entre a narração e a dramaturgia, a partir de um olhar ficcional sobre pessoas, cidades e fatos históricos. Os textos são apresentados como relatos que misturam tempos, espaços, seres humanos e suas histórias.

A obra é estruturada com a combinação de sonoridades e imagens, que despertam associações e leituras, com o intuito de refletir criticamente sobre acontecimentos atuais, relacionando o passado e o presente, por meio de um livre modo de avaliar o percurso de 200 anos de História e mudanças no Brasil.

As paisagens e as figuras são apresentadas em situações limite, como restos do que foram um dia. B.R.A.S.I.L. 2022 é uma obra resposta à experiência vivida no tempo, aproxima e afasta pessoas, continentes e fatos, para nos confrontar poeticamente com a nossa situação. Circunstâncias de diferentes tempos e personagens do processo de independência do nosso país são apresentadas como quadros de um corpo coletivo, que esgarçam a condição humana, momento a momento, como para encontrar novas definições/versões para nossos espantos.

Autor

Olga Everan Carvalho Nenevê Martins

Clique na capa ou neste link para ler.

  • B.R.A.S.I.L. 2022