Audiolivro - Jornada do Trem Menino

Descrição

Trenzinho Menino é uma homenagem às Cirandeiras do Brasil e também um convite à introspecção e à poesia.
Através do resgate de cirandas, cantigas e ditados populares, o Trenzinho nos leva a uma jornada pelas lindas paisagens do nordeste brasileiro. 

Nessa viagem, os passageiros revisitam emoções e sentimentos que por vezes se escondem no silêncio do medo, mas que se revelam poesia quando resolvem dançar ciranda. O áudiolivro apresenta um poema narrativo criado e lido pelo proponente, acompanhado de cantigas da cultura popular brasileira. 

Um Menino pega carona a bordo do Trenzinho e nessa viagem busca encontrar palavras escondidas, "soltas ao-deus-dará", que guardam segredos e mistérios como o canto do Uirá. As palavras que ele encontra (morte, abandono, saudade e solidão) se referem ao universo subjetivo da infância. São temas delicados e abstratos, mas que leitores de todas as idades experienciam através de suas relações com o mundo. 

Nesse sentido, o poema aposta na intertextualidade e, através dela, busca se apropriar de diversos repertórios simbólicos para narrar as descobertas que um Menino aventureiro faz sobre si a bordo de um vagão. O Menino encontra as palavras nas paisagens que admira durante o percurso da viagem. Cada paisagem é composta por imagens presentes em cirandas de roda.

A Literatura, nesse contexto, dialoga com o Folclore brasileiro para oferecer um território a ser habitado, onde o leitor é capaz de recompor sua geografia interior. Trata-se de uma oferta de espaço simbólico e subjetivo.

Ao longo da viagem o Menino convida os leitores a ampliarem e revisitarem o rico e vasto universo da cultura popular brasileira.

Ditados e cantigas populares aparecem no poema como um convite à brincadeira. A melodia do texto provoca uma experiência estética com a sonoridade da poesia, suas rimas e ritmos.Essa pluralidade estética dialoga com leitores de todas as idades, entretanto, o poema tem um forte apelo às crianças de 6 a 12 anos, justamente por tocar em temas que dizem respeito à composição subjetiva de emoções e sentimentos por vezes inaugurais à consciência das crianças dessa faixa etária.


Dialogando com o poema e com as referências culturais que ele traz, os leitores poderão ter contato com infinitas possibilidades de ressignificação de si e do mundo.

Um Menino corajoso e sensível convida cada leitor para essa viagem poética, "como se fora brincadeira de roda". Uma criança que não teme o tempo viaja por uma geografia de afetos, e "é tão prazer que é como fosse dor". Magia!

Autor

Lucas Buchile

 

  • Jornada do Trem Menino