Audiolivro - Ensaios para o 5 ato

Descrição

O que nos torna leitores? O que nos faz gostar de ler? Como podemos incentivar a leitura? Um leitor tem guardado na memória uma grande bagagem afetiva de leituras, livros dos quais gostou, momentos em que se emocionou junto com as personagens, riu e fez parte de cada aventura narrada, como se as páginas diante de si estivessem atreladas a própria vida.

E a partir destas memórias e observações que o livro Ensaios para o 5 ato surgiu. Este livro foi a estreia do ator-escritor ou escritor-ator em 2007. De lá pra cá o escritor, antes infante neste país poema, foi crescendo e amadurecendo através da produção de poemas, contos e dramaturgia. O projeto de transformar o livro físico em livro falado, retoma todos os sentimentos que surgiram no lançamento do livro em 2007 em Joinville-SC.


Sabendo que a literatura amplia a nossa visão de mundo, não é difícil afirmar o quanto ela pode ser transformadora na vida de todos. O livro em áudio, neste caso, pode incluir as pessoas com deficiência visual no acesso as obras literárias. É claro que para o deficiente visual as palavras nunca vão substituir as imagens, mas através das palavras o mesmo pode criar essas imagens em sua mente, sendo a poesia uma das formas que os transportam para enxergar além da realidade.

A utilização do livro falado é de suma importância para o estudo de literatura por pessoas com deficiência visual, pois esse formato de livro facilita o acesso às obras literárias que, de modo geral, ampliam a visão de mundo do leitor-ouvinte que refletirá criticamente sobre a realidade. A disseminação desse tipo de livro aproxima os alunos com deficiência visual da literatura, já que a maioria do acervo em áudio é de obras literárias.

Compartilhar em áudio, todos os sentimentos que o leitor pode encontrar ao folear um livro é sem dúvida mais um incentivo à leitura. Para tanto a gravação deste filho falado se dá com a leitura do próprio autor sobre sua obra, e enriquece a propagação de como o texto chega no próprio autor. Que o fazer ouvir a voz do autor, o próprio leitor/ouvinte se encontre na morada do país poema e desbrave outros países do reino da literatura.

Autor

Cristiano Nagel