Audiolivro - Carta para um Velho Vampiro

Descrição

 

"Carta para um velho vampiro" é um conto publicado no livro "O silêncio do vampiro" de 2013 do escritor e jornalista Luiz Andrioli. A obra é fruto de um estudo desenvolvido durante o mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná. A dissertação foi apresentada na UFPR em 2010, sob a orientação da professora doutora Marilene Weinhardt. Para a publicação em livro, o texto foi retrabalhado, procurando aproximar ainda mais o conteúdo do leitor comum.


Nossa proposta neste edital é disponibilizar um livro falado deste conto, aumentando o alcance do estudo sobre Dalton Trevisan, permitindo inclusive que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao trabalho de forma ampla e democrática. O áudio foi captado com equipamento profissional em estúdio próprio,. A narração é do próprio autor.
Dalton Trevisan é conhecido pela concisão de suas palavras. Além disso, há décadas se nega a dar entrevistas ou declarações para a imprensa. Mesmo assim, os jornais não deixam de comentar sua obra. Luiz Andrioli analisa de que forma o silêncio do contista aparece na mídia. Em algumas situações, os profissionais da imprensa buscam na obra do autor as respostas necessárias para as perguntas que pretendiam fazer. Em outros momentos, é a interpretação a partir das palavras literárias do escritor que preenche as lacunas. Nas duas situações, percebe-se o silêncio de Dalton Trevisan como uma estratégia literária. É o vampiro de Curitiba alçando voo rumo à sua imortalidade. A publicação deste livro levou o selo da Kafka Edições e foi incluída na coleção A capital, da Factum Pesquisas Históricas. 


Luiz Andrioli abre o livro com uma "Carta para um velho vampiro", contando a Dalton Trevisan a importância da produção literária deste para a sua própria formação como escritor mais jovem. A carta nunca foi remetida ao destinatário, porém é a maneira como Andrioli se aproxima de um dos seus mestres inspiradores para analisar de que forma o silêncio do contista curitibano, que não concede entrevistas para a imprensa há décadas, é apropriado pela mídia. O jornalista e escritor Luiz Andrioli se vale de depoimentos de terceiros e outras pistas e conjecturas para dar conta do recado e fazer chegar ao público uma história com verossimilhança e, assim, compreender a apreensão jornalística da obra literária de Dalton Trevisan. Foram analisadas centenas de reportagens de jornal e revistas que tratam sobre o contista, a partir das quais Andrioli fez as devidas conjecturas com a obra de Dalton.

Autor

Luiz Andrioli