A Árvore que Divide o Mundo
Descrição
A Árvore que Divide o Mundo tem como tema central um momento delicado e causador de grandes conflitos na vida de uma criança: a separação de seus pais. Escrita em terceira pessoa onisciente, a voz da autora confunde-se com a do personagem Menino que, enquanto cresces, descobre-se criança dividida ao meio, ora na casa do pai, ora na da mãe, ora vegetariano, ora comendo carne, ora possuindo um peixinho, em outra, um cachorro de pelúcia. Aqui e ali, dia e noite, dito e não dito, o Menino precisa encontrar a própria identidade, além de seu papel no mundo, único, individual. Aos poucos, percebe não ser ele o pivô ou motivo para as separações e diferenças, mas sim, o personagem central para a união de dois mundos que convergem em si mesmo.
Rica em momentos de realismo-fantástico, tônica presente na obra da autora não só quando escreve para crianças, - mas, também para adultos -, a narrativa é capaz de produzir no leitor a empatia necessária para a identificação imersiva da obra. Lúdico e divertido, embora trate de um tema sério, especialmente para crianças que passam por um momento de separação, - seja ela a de seus pais, seja uma perda de outra natureza, "A Árvore que divide o mundo" é um convite à imaginação e à reflexão do pequeno leitor.
A autora Paula Giannini possui um vasto trabalho infantil, na dramaturgia, com centenas de textos escritos, é autora de "Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo (e livro) de Brincar", publicado em 2017 pela Editora Bambolê. O texto, sucesso no teatro e na literatura, mereceu inúmeros prêmios, em 2018, foi selecionado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil) para integrar o Catálogo Bolonha e, junto a outros seletos títulos figurar na maior Feira Literária Infanto-juvenil do mundo. Também em 2018, o livro foi selecionado pelo MEC para o PNLD Literário e hoje figura em mais de 50 mil bibliotecas de escolas da rede pública de ensino de todo Brasil. Em 2019, o mesmo título foi selecionado pelo Programa Minha Biblioteca, da Secretaria de Educação do Município de São Paulo.
Em seu trabalho para crianças encontram-se textos como Seba(S)Tiana (Prêmio EntreContos de Literatura), Uma Estrela Me Contou... História da Arte para Crianças (Editora Bambolê 2019), Com a Ponta dos Dedos (do Livro Pequenas Mortes Cotidianas - finalista ao Prêmio Oceanos de Literatura), De Vidro (Primeira colocação no Desafio As Contistas), entre inúmeros outros.
Autor
Ana Paula Giannini Rydlewski