Ardlez - Teto Preto (Maps Edition: Take a Trip)
Descrição
Em busca de expressar ludicamente a realidade subjetiva de uma psiquè nômade dentre os moldes inconstantes das relações contemporâneas, a cantora e produtora musical "Ardlez", vulgo artístico da curitibana Amanda Antunes, trouxe ao mundo a obra "Teto Preto (Maps Edition: Take A Trip)" em 29 de abril de 2020, para seu single previamente estreado de mesmo título. Para tanto, a concepção da composição visual se deu na íntegra em meios digitais, antecedendo à nova tendência de formato das produções midiáticas devido à COVID-19, sendo assim inovador em seus processos. Fundando-se em uma interpretação imagética que leva o espectador a locais diversos, a simplicidade dos elementos da peça audiovisual faz com que a construção de significado se dê pelo próprio público: para sua "viagem" o espectador conta com a convergência de locais do mundo todo, de Tokyo a São Paulo, somado a uma paleta de cores que assemelha o "subconsciente" do narrador para com a realidade distorcida, sendo representada na inversão dos cenários e suas cores instigantes. A produção fonográfica do single abrangido no clipe conta com produção de Slashrr - nome por trás de projetos com Tropkillaz, Bhaskar, Rodrigo Zin, entre outros - que recebeu prêmios nacionais e internacionais em competições de produção musical, e Enzo DiCarlo, responsável por obras como "Selvage" de Pabllo Vittar e o álbum "Grana Azul" (Rodrigo Zin) ao lado de Slashrr (etc), além de parcerias dos produtores com Ardlez. Outrossim, a relevância artística e conceitual da obra pode ser bem retratada por um trecho do Portal de notícias RND sobre o mesmo: "(...) Ardlez é uma das melhores no quesito de transformar tudo que escreve em imagens. Quando não expressa-se explicitamente, a artista consegue organizar um conjunto de palavras certas que vão fazer sentido dentro de sua proposta. Tudo isso num fluxo de consciência constante e instintivo, na mais pura exposição do subconsciente. As letras saltam e ganham vida quando encontram-se com as percepções do ouvinte, pois casam com as sensações e vivências de Ardlez". (fonte: https://portalrnd.com.br/75080/ardlez-junta-se-a-slashrr-e-enzo-no-lancamento-de-teto-preto-confira/) Não tão somente, o single "Teto Preto" já conta com mais de 10.000 plays nas plataformas de stream, atraindo cada vez mais um público diverso que permeia majoritariamente os 18 a 27 anos, entretanto, atingindo também tanto menores de 18 anos como adultos acima dos 45; esse alcance vem sendo notificado em 6 países e 43 cidades brasileiras. Visto que há potencial de um aumento exponencial no alcance, esse seria ainda mais constante capacitando e aprimorando as determinantes de visualização e publicidade do projeto, logo a contemplação pelo presente edital possui extrema relevância no desenvolvimento profissional da artista e de seus parceiros, sendo estes uma cadeia de profissionais autônomos com quem trabalha, compreendendo uma gama de pessoas da comunidade LGBTQI+ assim como não-brancos e mulheres.
Autor
Amanda Antunes
Data
29 de abril de 2020



