Alice através das Máquinas
Descrição
O que aconteceria com Alice, uma boneca de pano que é levada por engano para dentro de uma máquina e lavar roupas?
O tempo vira de ponta cabeça e faz com que a boneca Alice se aventure entre as máquinas e lá dentro, muitas surpresas apresentam lados ainda não visitados por ela.
Qual o medo que uma boneca de pano poderia ter de ser LEVADA E LAVADA para dentro de uma máquina? Os produtos para lavagem? As rotações? A centrífuga? O tempo? As outras roupas ou a sujeira dos outros?
Personagens e obstáculos aparecem em seu caminho para atravessar uma jornada que não se sabe exatamente para onde a levam ou a lavam, mas se sabe que as rotações a fazem olhar para dentro de si.
Nesta produção da Tonto Tom Artes, propõe-se uma esquete de Teatro de Animação que foi produzida durante a pandemia do COVID-19. Utilizando-se da técnica da manipulação de objetos e Teatro de Animação que permeiam o universo da boneca de pano para contar essa história. A Tonto Tom Artes investiga elementos alternativos de dentro de casa como forma de criação artística.
A oralidade é substituída pela narrativa audiovisual, com a intensão de promover o acesso universal e inclusivo da linguagem como uma experiência lúdica e sensível por outras formas de comunicação.
Os elementos de iluminação foram investigados através de recursos como lanternas e a coloração através e produtos de limpeza, superfícies e texturas de materiais encontrados em casa.
Ainda na linguagem do teatro de animação buscou-se também investigar o teatro de sombras como elementos que desconstrói a atmosfera bidimensional do vídeo, ou seja, através dessas técnicas, é possível encontrar outras camadas estéticas de apreciação da história.
Sabe-se que a manipulação de objetos como técnica de Teatro de Animação pode ampliar as possibilidades criativas de todas as idades, pois através disso, é possível acessar o estado brincante da criança. As descobertas realizadas neste processo de criação do vídeo "Alice através das Máquinas", tanto de recursos técnicos quanto artísticos, foram essenciais para constatar os estudos realizados pela Tonto Tom Artes nesta linguagem teatral.
Além disso, a criança possui sua própria capacidade de criação com brinquedos, o que se estende para a possibilidade e abstração de figuras, formas, sons e movimentos que dinamizam sua criatividade.
Com Alice dentro da máquina de lavar roupas, nessa história, propomos a possibilidade de amplitude da sensibilidade e apreciação estética da criança e todas as idades, seja pelas cores, movimentos e ideias aplicadas neste vídeo.
Autor
Edgard Luiz da Silva Assumpcão Júnior