Além de Tudo, Ela

Descrição

"Além de Tudo, Ela"  é um curta-metragem documental de 10 minutos, gravado em 2019, que conta um pouco da história de Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil e a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná.

Provindo do interesse de conhecer novas histórias femininas, através de arquivos e dos depoimentos de Sandro Luís Fernandes (pesquisador), Lizete Marques (sobrinha de Enedina) e Mirela Groncho (afilhada), o documentário busca introduzir Enedina e sua trajetória para aqueles que ainda não a conhecem, pois apesar de sua importância, ainda há poucas informações publicas sobre ela, tendo em vista o apagamento de mulheres e negros na sociedade.

O filme é uma produção universitária, realizada por Lívia Zanuni, Mickaelle Lima Souza, Pâmela Kath e Pedro Vilo, para um projeto interdisciplinar, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná, campus Faculdade de Artes do Paraná, orientado por Eduardo Baggio, Milla Jung, Tomás von der Osten, Alexandre Rafael Garcia e Ulisses Galetto. A veiculação de obras produzidas na universidade para um público mais amplo é extremamente necessária, pois proporciona o reconhecimento da atividade acadêmica do Paraná no campo artístico, reiterando assim a importância da educação em artes na vida cultural do Estado. Ademais, como produção orientada por professores experientes na realização fílmica, o curta passou por longos processos de debate, como a melhor forma de retratar e respeitar a história de Enedina. O documentário foi exibido na mostra Mirada Paranaense, no 9º Olhar de Cinema.

É uma obra acessível, que busca apresentar Enedina a todos que possuem interesse em conhecer uma personalidade importante paranaense que ajudou na construção da história de Curitiba.

Autor

Lívia Salvatti Zanuni, Mickaelle Lima Souza, Pâmela Regina Kath e Pedro Vigeta Lopes

  • Além de Tudo, Ela