Acordeom Brasileiro
Descrição
Acordeom, gaita ou sanfona? Tanto faz, depende da região, no Nordeste, onde se tornou muito popular, o acordeom é conhecido como sanfona, já no Sul, como gaita. Seja como e onde for, o som deste instrumento faz parte do imaginário do povo brasileiro.
O projeto "Acordeom Brasileiro" mostra parte da diversidade do acordeom, um dos instrumentos mais populares na história da música no Brasil. O trabalho é resultado da pesquisa homônima publicada em 2018 pela acordeonista, pesquisadora e professora do Conservatório de MPB Marina Camargo. Entre 2016 e 2018, a artista viajou pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país realizando entrevistas, investigando sobre estilos, gêneros e especificidades que compõem o repertório do acordeom na atualidade.
A pesquisa se tornou um panorama do acordeom moderno e aborda, além dos ritmos do nosso cancioneiro popular como milonga, xote, baião, chamamé e valsa, novas discussões estéticas sobre os gêneros musicais menos comuns para o instrumento como choro, jazz e frevo. Esse mapeamento sonoro fundou o portal virtual www.acordeombrasileiro.com e serve de estrutura para o livro editado por Marina. O livro impresso se divide em dois cadernos. No caderno I, Marina Camargo conta sobre a história do acordeom no Brasil e transcreve entrevistas realizadas por ela com alguns dos instrumentistas mais importantes da atualidade, entre eles Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Alessandro Kramer, Beto Hortis, Adelson Viana, Edith de Camargo, João Pedro Teixeira, Lourdinha, Luiz Carlos Borges, Marcelo Caldi, Lulinha Alencar e Waldir Teixeira. O caderno II contém partituras de composições dos entrevistados, construindo novas memórias para um dos instrumentos mais presente na história da música popular brasileira.
A presente proposta de lançamento digital do "Acordeom Brasileiro" justifica-se pela carência de publicações sobre o acordeom no Brasil e também de pouquíssimo material em partitura que apresente o trabalho dos acordeonistas atuais. Através dessa pesquisa, procuramos unir a história desse instrumento às novas formas de interpretação e inserção em ambientes musicais, obtendo assim um panorama atual do acordeom, bem como das formas de cultura nacional, por estar ele intimamente ligado às manifestações culturais brasileiras desde a sua chegada ao nosso país.
Em sua versão digital, pretende-se manter viva a memória da nossa música popular, por meio dos depoimentos e das obras dor próprios atores dessa arte, que contribuíram e contribuem para sua existência.
Autor
Marina Camargo