4 Textos para Teatro

Descrição

O projeto "4 Textos para Teatro" reúne quatro dramaturgias escritas por Alexandre Lautert, dramaturgo, diretor e cenógrafo formado pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

"Mar", "Pó de Carne", "Porcônios" e "Quando a Pele Formiga", escritos, respectivamente, em 2012, 2013, 2014 e 2015 são dramaturgias que buscam explorar possibilidades de escrita para a cena, constituindo-se como experimentos em evolução, onde é possível perceber características comuns aos quatro textos. Uma delas é a presença de aspectos mitológicos permeando as narrativas. Outras, são algumas formas de escrita encontradas em um ou outro trecho, testemunhando uma busca pelo aprimoramento das técnicas de composição. Destes textos, os três primeiros já foram encenados em festivais de teatro ou em ambiente acadêmico. Apenas o quarto texto permanece ainda apenas no papel.

Em Mar, é explorada a visualidade do texto no papel, de forma a separar o todo em três eixos distintos e trazer à tona diferentes atmosferas, onde a sensação de dilatação temporal se instaura através dos enunciados de um eu lírico suspenso no tempo e outras figuras mais ou menos definidas.

Já em Pó de Carne, o texto joga com diferentes gradações de tensão e se transforma em saltos do contemplativo ao urgente, expandindo e contraindo constantemente a sensação de tempo enquanto a narrativa se aprofunda cada vez mais na mente do sujeito, desenterrando traumas e memórias.

No texto de Porcônios, é feita uma reinterpretação metafórica do relato bíblico da expulsão de uma legião de demônios do corpo de um único homem. Aqui, temos acesso à visão de mundo de uma mente fragilizada e sua relação com indivíduos próximos. A dramaturgia esboça os contornos da psique do sujeito, que se detalha nas interrupções e nos fluxos verborrágicos trôpegos.

Apesar de todas as peças apresentarem uma criação de imagens textuais bastante forte, Quando a Pele Formiga é a única que faz uso de rubricas para sugerir ainda mais imagens ao texto. Por meio delas, são acrescentadas visualidades de ações, acontecimentos e cenografia como elementos-chave para a dramaturgia. Transitando entre o monológico e o dialógico, a narrativa desenvolve um percurso de expectativa e quebra, aprisionamento e libertação, passando pelos conflitos destes processos.

Com estas quatro maneiras de externalizar sensações para a criação cênica, tem-se a intenção de suscitar novos modos para a encenação, desdobrando a dramaturgia escrita para seu potencial máximo em cena. Em forma de livro digital, estes textos pretendem também tocar e sensibilizar o leitor leigo em teatro com suas temáticas e formas de apresentação. Cada variação na maneira de colocar as palavras no papel tem o intuito de despertar algo distinto naquele que as recebe, trazendo à tona percepções diversas.

Autor

Alexandre Lautert

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