A Guerra de Toyo (2013)

Descrição

Toyo Kato é japonesa, mas vivia na Manchúria (China) no período da segunda guerra mundial. Ela não sabia o que estava acontecendo ao seu redor, nem do que fugiam.  Nunca viu nenhum confronto de perto, mas presenciou a morte trágica do marido, das duas filhas e de muitas outras pessoas. Depois de tentativas frustradas de suicídio, ela encontrou forças para reconstruir a sua vida no Brasil.

A relevância do documentário "A Guerra de Toyo" está no contexto histórico peculiar da segunda guerra que é narrado pela personagem real Toyo Kato.
Geralmente conhecemos a narrativa japonesa da guerra a partir das bombas atômicas de Yoroshima e Nagasaki e aqui temos o testemunho pessoal de uma japonesa anônima que vivia bem longe dali, na região da Manchuria na China, que era ocupada pelos japoneses, mas que igualmente sofreu as consequências da guerra. Por mais que achemos que já sabemos muito sobre a segunda guerra, sempre nos surpreendemos com novas histórias como as de Toyo, uma migrante, que percorreu a Ásia e America Central até chegar a São Paulo e finalmente Curitiba, onde, segundo ela, encontrou a paz.

  • Toyo