As pregações de Francisco de Assis

Descrição

Este livro é uma adaptação da dissertação do proponente no Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Paraná, que tem como foco o discurso de Francisco de Assis. Santo adotado pelos ecologistas e simpatizantes da natureza, símbolo do pobre e da pobreza, Francisco de Assis atravessou o tempo e o espaço, rompeu barreiras entre religiões e culturas, e sua mensagem assumiu um caráter universal.

Sua atualidade e permanência se justificam: a pobreza e a exclusão social, decorrente de processo de urbanização e de crescimento econômico, ainda existem, na verdade evoluíram, são uns dos maiores, se não os maiores,  problemas da humanidade. Olhando para sua vida e para a época em que viveu, Francisco era mais um leigo entre outros que renuncia aos bens materiais e assume como propósito uma vida apostólica seguindo Cristo conforme o que estava escrito nos Evangelhos.

Mais um entre uma enormidade de pregadores e penitentes que perambulavam pelas estradas e pelas cidades medievais naqueles anos de 1200. Em 1210, o mais um entre tantos se torna um entre poucos, aqueles poucos autorizados pelo poder maior da hierarquia eclesiástica, o papa Inocêncio III, como também pelo clero local, o bispo João de Assis, a pregar o Evangelho e viver um modo de vida de renúncia absoluta. Após sua morte em 1226, parte significativa do mundo cristão ocidental (as cidades) conhecia Francisco de Assis e os frades menores, reconhecia seu carisma e o papel que a Igreja confiava em suas mãos: evangelizar o território urbano. Juntamente com outro movimento mendicante, o dos dominicanos, os franciscanos foram os que permaneceram entre um significativo número de movimentos religiosos laicos, restando a estes o fim de engrossarem justamente as fileiras franciscanas ou serem enquadrados como heréticos.

Considerando este contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar as pregações de Francisco conhecidas como Admoestações com o intuito de compreender os efeitos de sentido do discurso de Francisco na sociedade urbana medieval entre o período de 1206 até 1226. O recorte cobre o período que vai da conversão de Francisco até sua morte, desse modo preservamos a análise das distorções e apropriações feitas após a morte dele, além de corresponder aos anos que Francisco pregou os textos admoestativos.

Autor

Victor Augustus Graciotto Silva

Clique na capa ou neste link para ler.

  • As pregações de Francisco de Assis