A dramaturgia do Cão Vadio

Descrição

O presente projeto, idealizado pela diretora e dramaturga teatral Ana Rosa Genari Tezza, prevê o licenciamento do vídeo "A Dramaturgia do Cão Vadio" com duração total de 5:41 minutos, voltado à difusão do Teatro Paranaense. O vídeo "A Dramaturgia do Cão Vadio" integra a websérie "Sobre VIVER no teatro em tempos de RECLUSÃO", produzida de forma independente pela proponente em parceria com artistas da Trupe Ave Lola, de Curitiba. Em março Ana Rosa Genari Tezza estava trabalhando como diretora e dramaturga para a montagem do espetáculo inédito "Cão Vadio", com estreia originalmente prevista para abril deste ano, no entanto devido à propagação do COVID-19 o processo de criação foi interrompido e todos os artistas aderiram ao isolamento social. No intuito de compartilhar a forma como Ana Rosa se debruça sobre dramaturgias originais para a trupe Ave Lola de teatro, aproveitamos registros feitos nos ensaios de " Cão Vadio", e um depoimento que ela gravou sobre as particularidades de criação do texto nos processos de montagem da trupe. Esse mini documentário, revela a intercessão que há entre a escrita do texto e o desenhar das cenas, já que o texto é desenvolvido concomitantemente à pesquisa poética da montagem teatral em questão. O aspecto experimental da escrita da dramaturgia da Ave Lola acaba por envolver um engajamento dos atores e dos artistas relacionados às poéticas visuais. Todos os elementos da cena influenciam de forma direta e indireta na escrita de Ana Rosa conferindo à sua escrita um aspecto experimental e transdisciplinar. Vale dizer que na Ave Lola, o texto tem sido assinado por Ana Rosa Tezza e a dramaturgia da cena assinada pela trupe como um todo. A pesquisa do Cão Vadio passa por uma olhar no universo imaginário da América Latina e pela linguagem estética do Cabaré.

Autor

Ana Rosa Genari Tezza

  • A dramaturgia do Cão Vadio