(des) montando fôlego - aula 1


Descrição

Em 2019 a CED – Cia Experimental de Dança lançou seu segundo trabalho profissional, FÔLEGO. O espetáculo, que tem como mote a dança contemporânea, buscou, dentro do seu processo de criação, explorar as possibilidades da respiração humana. 
    A partir de experiências coletivas e individuais os membros da companhia experimentaram dançar com diferentes estados respiratórios: ora apenas com a respiração nasal, ora com a respiração oral, em alguns momentos deixando que o som da respiração fosse a música a ser dançada e que guiasse os movimentos do corpo. A proposta era observar como a respiração intervinha nos movimentos e quais possibilidades poderiam ser aproveitadas e convertidas em material artístico. 
    Partindo dessa experiência e mediante a impossibilidade da continuidade de apresentações do espetáculo devido à pandemia de Covid – 19,  o grupo propõe uma oficina de dança baseada nos processos vividos durante a criação do trabalho, em busca de reestabelecer o contato com o público e dividir com ele parte do processo criativo de FÔLEGO, expandindo a experiência com este trabalho para além do espetáculo.
    Desmontar um trabalho artístico é mostrar os procedimentos que levaram à cena/coreografia, o que põe artistas numa perspectiva pedagógica, desmistifica a criação para o público, e aprofunda o processo investigativo da companhia.
    A oficina, dividida em 5 módulos e realizada de forma online, perpassará as bases da dança contemporânea, chegando aos exercícios utilizados como disparadores criativos da companhia, seguindo esta divisão:
•    O primeiro módulo é ministrado por toda a companhia. Nele explanamos sobre noções iniciais e propomos movimentos básicos da dança contemporânea.
•    O segundo módulo é conduzido pelo coreógrafo e diretor da companhia, André Miranda, com foco na busca de diferentes dinâmicas de movimento, essencialmente os opostos "fluído" e "staccato".
•    A bailarina Bárbara Bittencourt está à frente do terceiro módulo, e conduz reflexões e experimentações sobre o uso instrumental do corpo para a produção de movimentos que se distanciem do cotidiano. 
•    O quarto módulo, conduzido pelo bailarino, ator e performer Leonardo Fabiano, explora as possibilidades de movimentação do corpo, especificamente as articulares. A oficina visa, por meio da respiração, traduzir essas movimentações e utilizá-la como sonoridade a ser dançada, tal como acontecia em uma das cenas do espetáculo FÔLEGO. 
•    O quinto e último módulo é ministrado pela performer e bailarina Ludmila Castanheira, inspirado no solo "Projeção", de FÔLEO. Nele, busca-se a tradução do som em movimento, sem que esse venha carregado de julgamentos, como certo X errado, belo X feio.
    É importante ressaltar que todos os membros da CED, que propõem esse curso têm longa formação na área educacional, sendo tal formação em linguagens artísticas como a dança, o teatro e a performance.

Autor

CED - Companhia Experimental de Dança
 

  • ministrador da oficina no centro, em um fundo branco