Realidades pré-distópicas (& modos de usar)

"Realidades pré-distópicas (& modos de usar)" é um livro de ficção inédito com dez contos escritos por Mylle Silva. O tema da obra é a relação da sociedade com o mundo em que vive e suas possíveis consequências. Através do uso de metáforas e ironias, a escritora mescla leveza e prosa poética com o intuito de provocar a reflexão do leitor sobre o tema apresentado.

O livro tem 74 páginas, sendo 68 delas de elementos textuais. Diagramado no formato 14cm x 21cm, possui capa, folha de rosto, página de créditos, sumário e quarta capa. Também está paginado, está catalogado com registro ISBN fechado em formato PDF com menos de 2mb; pronto para a distribuição nas plataformas digitais, conforme o edital.

O público-alvo do livro são jovens adultos e adultos, de 24 a 35 anos, de qualquer gênero, que já tenham enfrentado desafios em seus trabalhos ou atividades estudantis e experimentado a sensação de impotência diante do sistema como ele se apresenta. São leitores que consomem histórias (tanto em livros quanto em outras mídias) que mesclam realidade e fantasia (animais que falam, elementos mágicos, toques de ficção científica, etc), com reviravoltas inesperadas e que também gostam de narrativas bem construídas, com voz própria e trabalhada.

A obra tem potencial para a formação de novos leitores uma vez que se destina a uma faixa etária que, por vezes, não lê tantos livros (seja por opção ou não). Segundo o levantamento "Retratos da Leitura no Brasil"*, realizado pelo Instituto Pró-livro, apenas 8% dos brasileiros entre 20 e 29 anos declararam ter lido um livro ou o trecho de um livro nos últimos 3 meses. Essa porcentagem sobe para 18% na faixa dos 30 aos 39, mas ainda é muito baixa. Por se tratar um livro de contos, de fácil leitura e de distribuição gratuita, a obra é uma forte candidata a proporcionar a retomada, ou ainda, o encontro com a literatura pelo público-alvo.

"Realidades pré-distópicas (& modos de usar)" contém contos escritos de 2017 a 2020 pela autora, todos inéditos em livros. São eles (em ordem de aparição):

Reset Life
Uma breve fábula sobre propriedade privada
Loba Guará & Filhote
Prestação de Serviço
Uma breve fábula sobre freelas
Sondra & Sina
A modernidade nas relações intra-ba(na)nais
Uma breve fábula sobre renegociação de dívidas
Uma breve fábula sobre automação
Jade & Esmeralda

O tom de humor e ironia, escolhido de acordo com o público-alvo da obra, se apresenta tanto na capa quanto na sinopse, que segue:

SINOPSE

Não se preocupe:
o mundo sobreviverá por um tempo.
(ao menos enquanto você lê esse livro)

Você ainda terá tempo de resetar sua vida.
Você ainda rasgará a realidade com ohs!
Você ainda passará por processos burocráticos.
Basta confiar no sistema, fazer empréstimos e nunca, NUNCA colher flores em bosques alheios.

A Árvore Reveladora está plantada em você.

Myllena Pampuch da Silva

Clique na capa ou neste link para ler.

• Realidades Pré-distópicas