Pensando Musicalmente

Descrição

O livro Pensando Musicalmente parte do pressuposto de que todos somos musicais. A busca pelo aperfeiçoamento e pela autonomia do aprendizado é alicerçada sobretudo pela reflexão – daí o nome Pensando Musicalmente. 

As propostas, atividades e ideias de mundo apresentadas aqui resumem, de forma singela, um ideal, um objetivo único que é musicalizar-se, não importando em que fase da vida ou aprendizado o leitor do livro esteja.

Ao longo dos mais de 13 anos dedicados ao ensino de música, pude colher muitos frutos. Para mim, o mais valioso deles foi ver as pessoas, de quem tive a honra de ser um açulador musical, refletindo, discutindo, produzindo, criando, ensinando e, acima de tudo, tornando-se não meros discípulos, mas sim músicos que possuem autonomia.  

Cada conteúdo aborda um tópico essencial da música, com dois vieses: um de forma clara e objetiva, apresentando conteúdos e seus respectivos embasamentos teóricos; e outro lúdico e abstrato, que apresenta modos de fazer, pensar e criar música.  

Desta forma, o  livro é composto por atividades, que podem ser realizadas diariamente ou semanalmente.

Além do embasamento teórico em autores que dedicaram suas vidas a educação musical, como Murray Schafer e Keith Swanwick, por exemplo, todo conteúdo é fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O conteúdo deste livro é livre e tem como alvo toda e qualquer pessoa que queira aprofundar seu conhecimento musical, bem como aqueles que gostam de música. 

Este livro também é uma excelente ferramenta para aulas de música, na rede pública de educação, pode ser utilizado por professores de artes. 

Objetivo geral da obra "Pensando Musicalmente" é musicalizar através da reflexão sobre o próprio conceito de música. Os objetivos específicos são: Conscientizar sobre o papel da música na sociedade; Estimular a reflexão e a leitura.

Autor

Cássio Aurélio Menin Silva

Clique na capa ou neste link para ler. 

  • Pensando Musicalmente