Notícias da Rainha

Descrição

Notícias da Rainha é um curta-metragem documentário, de 19 minutos que conta a história de Lucia Cecilia Kubis, cantora da era do rádio paranaense.
A música, no Brasil, tornou-se de fato um produto artístico de maior difusão na sociedade a partir das décadas de 1920 e 1930. Compositores como Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Lamartine Babo, entre outros nomes deste período, inauguraram a proposta de se experimentar novas formas no campo popular e, consequentemente, conquistar um público fiel – que surgia com o aparecimento das rádios, recém implantadas no país. Com a difusão do rádio ao longo dos anos 1930, a música popular passou a ocupar espaços cada vez maiores no campo cultural brasileiro. Com isso, até meados da década de 1950, o Brasil vivia a sua Era de Ouro do Rádio.  Em Curitiba não foi diferente, existia a mesma efervescência com a Rádio Clube Paranaense – PRB2. No entanto, a Capital, que já foi considerada como um celeiro cultural, mantêm poucos registros sobre a Era do Rádio no Paraná, assim como dos artistas que se destacaram nesse período.
Diante disso, fizemos um documentário para falar da trajetória de Lúcia Cecília Kubis, considerada Rainha da Rádio Clube Paranaense por três anos consecutivos e uma das maiores vozes do período no Paraná. Lucia Cecília Kubis, filha de imigrantes poloneses, nasceu em 19 de maio de 1926 e completa esse em 2020, 94 anos de idade. Dona de uma memória viva e pontual a cantora relembra o conjunto de sua história, assim como da história do apogeu do rádio no Paraná. Desde a infância, Lúcia Kubis esteve em contato com a música, em virtude de acompanhar de perto as atividades do pai, músico autodidata. Aos 18 anos, se matriculou em aulas particulares de canto com a professora Ana Clélia Baletta Moritz. O talento da cantora fez com que a professora a incentivasse e posteriormente abrisse espaço para que ela cantasse no programa da Rádio Guairacá, chamado "A Hora da Mulher", apresentado por Milder Ferreira. Lúcia Kubis também cursou o primeiro ano do curso de Artes da Escola de Belas Artes, mas acabou optando pela música. Cantora lírica, apresentava músicas românticas interpretadas por Francisco Alves, Orlando Silva, além de clássicos e semi-clássicos em italiano, espanhol e polonês. Chegou, também, a interpretar personagens de árias de óperas consagradas. Em "A Geisha", de Sudney Jones encarnou a "Miss Molly" (1950). Foi Valenciana em a "Viúva Alegre", de Franz Lehar. Cantou com o Mexicano Carlos Ramirez, e em 1948, quando a Rádio Paranaense completava 25 anos, Lucia Kubis foi convidada para estrear num programa noturno que marcava as comemorações de aniversário. Com o fim da era do Rádio, sua carreira chegou ao fim. Notícias da Rainha é uma forma de celebrar essa artista e não deixar que sua trajetória seja esquecida.

 

Artistas

Capicua Filmes e Criações

  • Notícias da Rainha