Como a Vida - Contos Lidos

Descrição

Como a vida - Contos Lidos é a leitura interpretada de contos de Paula Giannini colhidos dos livros "Como a vida - histórias e receitas nem sempre tão doces quanto as sobremesas" (Editora Patuá 2019), "Pequenas Mortes Cotidianas" (Editora Oito e Meio 2017 - finalista ao Prêmios Oceanos e Guarulhos de Literatura 2018), além de contos produzidos para o blog do Coletivo As Contistas, o qual a autora integra e escreve desde 2017.

Os contos, experiências com a linguagem, mesclam prosa à receitas, à dramaturgia e à escrita concisa dos microcontos, formando uma espécie de vídeo-livro, que pode ser apreciado pelo público expectador através de dois tipos de interação: como espectadores e/ou através da leitura do conteúdo que poderá ser baixado através de link disponibilizado na descrição do vídeo. 

A investigação da autora envereda pelas linguagens híbridas, mesclando prosa, gastronomia e literatura. O ponto de partida é a vida do brasileiro, ao redor da mesa, do fogão e em recortes do cotidiano, as tramas da vida dos personagens são desveladas, com seus conflitos, surpresas e memórias afetivas. 

Dos Contos:
1 - Compota de Clementina - microconto híbrido mesclando receita de compota de frutas à trama, abordando os temas solidariedade e pandemia. Voz narrativa: terceira pessoa onisciente.
2 - Felina - microconto com temas vida e gato. Voz narrativa: terceira pessoa onisciente.   
3 - Ponche de Maçã - conto híbrido extraído do livro "Como a vida", mesclando uma lista de compras à uma receita e à trama que versa sobre a terceira idade e o processo de cognição na demência. Voz narrativa: narrador ausente. Prêmio Nikkei Bungaku (sessão português) 2020. (Participação especial - Amauri Ernani)
4 -Bob - conto extraído do livro "Pequenas mortes cotidianas" - o conto traz como tema o abandono animal. Voz narrativa: primeira pessoa - cão. Prêmio da AR Publisher 2017.   
5 - Esconde-esconde - microconto escrito em memória aos 100 anos da triste bomba em Hiroshima. Voz narrativa: terceira pessoa onisciente. 
6 - Ovos Nevados - microconto híbrido mesclando receita do conto homônimo à trama de Marília. Uma reflexão sobre a vida e o cotidiano feminino na terceira idade. Extraído do livro "Como a Vida". Voz narrativa: terceira pessoa onisciente/fluxo de pensamento.

Links para algumas críticas e resenhas: 
https://www.empratoslimpos.com.br/2019/03/livro-como-vida-fora-do-prato.html
https://acropolerevisitada.wordpress.com/2018/10/23/pequenasmortescotidianas/
https://entrecontos.com/2020/01/05/pequenas-mortes-cotidianas-paula-giannini-resenha-gustavo-araujo/comment-page-1/
https://entrecontos.com/2018/01/04/pequenas-mortes-cotidianas-de-paula-giannini-resenha-fil-felix/

Para ler - Link para PDF da obra, conforme consta na descrição do vídeo: https://paulagiannini.wordpress.com/2020/10/20/contos-lidos/

  • Como a Vida - Contos Lidos