Aplicando a Teoria das Inteligências Múltiplas nas Aulas de Música

Descrição

Em um mundo tão plural e múltiplo, tais como os dias atuais, não podemos deixar de tratar a educação, em especial a musical, como algo único e fechado. A cada dia, faz-se necessário a aplicação efetiva da interdisciplinaridade, bem como a busca pela autonomia nos processos de ensino e aprendizagem. 
Pensando nisso, este projeto em formato de vídeo, mas que pode ser plenamente apreciado através da escuta, propõem a aplicação da teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner no processo de ensino e aprendizagem musical. O público alvo são professores e alunos de escolas, porém, pode ser apreciado de forma livre por qualquer pessoa que tenha interesse em música. 
O episódio é dividido em 3 blocos: inicialmente é apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre o assunto; em seguida é feita uma exposição de cada uma das inteligências múltiplas segundo o autor, realizando uma articulação entre a teoria e a música; e, por fim, são apresentados recursos e estratégias baseados em uma atividade específica de escuta ativa da paisagem sonora, elencados a recursos e estratégias de ensino e aprendizado da música. 
 

Autor

Cássio Aurélio Menin Silva

  • Aplicando a Teoria das Inteligências Múltiplas nas Aulas de Música